Persona, também conhecida como avatar, nada mais é do que a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é toda construída com base em dados reais sobre comportamento e outras características demográficas, tudo isso unindo histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Basicamente, a criação de uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de marketing digital da sua empresa!
Ficou um pouco complicado de entender? Fique tranquilo, esse assunto pode parecer complexo, mas depois que você entender cada etapa, verá como é simples fazer!
Vamos lá!
Qual é a diferente entre persona e público-alvo?
Bom… Essa é uma pergunta que normalmente confunde a maioria das pessoas que estão conhecendo esses termos, mas modo bem direto: são coisas completamente diferentes.
Vamos pra um exemplo prático:
- Público-alvo: Homens e mulheres, de 22 a 30 anos, solteiros, graduados em publicidade, com renda média mensal de R$ 2.000 e que pretendem se especializar. Gostam de viajar para vários lugares para conhecer culturas diferentes.
- Persona: Gabriel Santos tem 26 anos, é publicitário recém-formado e freelancer. Vive pensando em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, pois adora viajar. Atualmente é solteiro e tem como sonho fazer um intercâmbio. O rapaz está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.
Conseguiu captar a ideia?
Resumindo de modo geral, o PÚBLICO-ALVO é uma parcela da sociedade para quem você destina a venda dos seus produtos ou serviços. Já a PERSONA, como dito lá em cima, é a representação do seu cliente ideal, retratado de forma mais humanizada e totalmente personalizada.
Quando falamos em estratégia de marketing, logo pensamos em público-alvo, mas agora pense comigo… Você não acha mais interessante falarmos com o perfil do Gabriel Santos ao invés de falar com todo mundo?
Quando nós direcionamos a conversação para uma persona, todas aquelas pessoas que se encaixam nesse perfil, se sentirão como se estivéssemos falando com elas diretamente, o que acaba tornando a comunicação muito mais pessoal.
Além disso, não é regra que você deva criar apenas uma persona. Caso você identifique perfis diferentes, é só você montar a persona para cada um deles. Mas, evite exagerar, pois muitas personas podem fazer que a estratégia perca o foco.
Mas, por que devo criar uma persona?
De modo bem direto… Se você quer enviar uma mensagem certa para as pessoas certas, você precisa criar uma persona!
Sem uma persona, a sua estratégia pode acabar se perdendo. Quer ver um exemplo disso?
Imagine que sua empresa vende pacotes de viagens internacionais. Você tem um público formado por pessoas da classe A e B e que costumam investir bastante em viagens, alimentação e experiências fora do país.
Aí, num belo dia, você faz uma promoção de uma viagem para o Uruguai, prometendo se encantar com as incríveis churrascarias do país.
Você coloca a propaganda no ar e percebe que com o tempo, quase ninguém fecha o pacote… Pesquisando mais a fundo, você percebe que mais de 70% do seu público é vegetariano.
Viu só? Se a persona fosse criada corretamente, erros assim jamais seriam cometidos!
Desse modo, listei alguns motivos que provam como é importante a criação de personas para a sua empresa:
- Definir o tom de voz e o estilo do seu conteúdo;
- Determina o tipo de conteúdo que você poderá usar;
- Ajuda a montar as estratégias de marketing;
- Entende melhor onde o seu público busca informações e como querem consumi-las.
Perguntas que podem te ajudar a definir uma persona
Algumas perguntas são importantíssimas para que você consiga definir uma qual é a persona do seu produto ou serviço. O site Resultados Digitais nos traz algumas questões importantes:
- Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
- Que tipo de assunto interessaria a ele sobre o seu setor?
- Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?
- Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
- No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
- Quem influencia suas decisões?
Entrevistas
A melhor forma de acabar com qualquer tipo de “achismo” é fazendo uma pesquisa. Neste caso, de modo qualitativo. Porém, infelizmente, não é todo mundo que tem essa possibilidade de promover uma pesquisa nesse nível, mas se você tiver a possibilidade, os resultados serão incríveis para sua empresa!
Veja como realizar uma entrevista:
- Escolhendo as pessoas:
- Analise quem são as pessoas com maior atividade em suas redes sociais, busque pessoas que interagem com frequência.
- Verifique o seu banco de dados e filtre os clientes que são mais frequentes no quesito compras.
- Caso o seu produto ou serviço seja novo no mercado, solicite indicações de pessoas que possam se encaixar no perfil do seu futuro cliente.
- Roteiro de perguntas:
- Pense em perguntas básicas que estejam de acordo com as dicas acima;
- Crie um formato de conversa leve, algo que não pareça uma entrevista de emprego. Transforme a entrevista em um bate-papo descontraído para que os entrevistados se sintam a vontade e tragam informações mais qualificadas.
- Deixe espaço para que comentem sobre outros assuntos, pois nisso podem surgir informações interessantes que você nem imaginava;
- Como abordar os possíveis entrevistados:
- Escreva uma mensagem privada se apresentando ao futuro entrevistado;
- Conte um pouco sobre o objetivo do seu contato e fale sobre o projeto da pesquisa. Mostre ao seu prospecto o quanto ele poderá ajudar a sua empresa;
- Se for possível, ofereça a ele algum benefício como forma de agradecimento ao final, deste modo, o interesse em participar tende a aumentar;
- Não importa se a entrevista for presencial ou a distância, pois o que importa é obter as informações que considera essenciais.
Criando a persona!
Depois disso tudo, chegamos a hora de criar a persona!
Com os dados coletados, você precisa começar a perceber um padrão nas informações, a fim de unificá-las para criar um personagem que será o cliente ideal da sua empresa.
Abaixo, vou deixar alguns tópicos que são fundamentais para você elaborar o perfil da persona da sua empresa:
- Idade;
- Cargo ou profissão;
- Sexo;
- Classe social;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desejos;
- Desafios;
- Crenças;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Mídias preferidas;
- Quem os influencia;
- Tecnologias mais utilizadas;
- Fonte de busca de informação;
- O que levam em conta na hora da compra;
Após criar o perfil da persona, basta você dar um nome a ela. Esse passo é mais para facilitar a vida e humanizar por completo o cliente ideal que, a partir de agora, você irá conversar.
Para facilitar a sua vida!
Se você ainda está se sentindo um pouco inseguro e com dificuldades na hora de criar a persona para sua empresa, existe uma ferramenta na internet que ajudará muito você!
O Fantástico Gerador de Personas é um passo-a-passo que vai auxiliar você na criação de persona. Ao final das etapas, a ferramenta disponibilizará para download um PDF com todas as informações da persona documentadas.
Concluindo
Após você criar a sua persona seguindo todos os passos acima, basta você apenas ajustar a comunicação para falar diretamente com ela.
Deste modo, a sua comunicação ficará mais próxima do seu cliente ideal e as vendas tenderão a aumentar cada vez mais!
E aí! Tudo bom?
Me conta nos comentários, você já criou personas antes? Tem alguma dificuldade em criar uma nova para sua empresa?
Ah… E não esquece de compartilhar, viu! ♥
Abraço!