Persona, também conhecida como avatar, nada mais é do que a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é toda construída com base em dados reais sobre comportamento e outras características demográficas, tudo isso unindo histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Basicamente, a criação de uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de marketing digital da sua empresa!

Ficou um pouco complicado de entender? Fique tranquilo, esse assunto pode parecer complexo, mas depois que você entender cada etapa, verá como é simples fazer!

Vamos lá!

Qual é a diferente entre persona e público-alvo?

Bom… Essa é uma pergunta que normalmente confunde a maioria das pessoas que estão conhecendo esses termos, mas modo bem direto: são coisas completamente diferentes.

Vamos pra um exemplo prático:

Conseguiu captar a ideia?

Resumindo de modo geral, o PÚBLICO-ALVO é uma parcela da sociedade para quem você destina a venda dos seus produtos ou serviços. Já a PERSONA, como dito lá em cima, é a representação do seu cliente ideal, retratado de forma mais humanizada e totalmente personalizada.

Quando falamos em estratégia de marketing, logo pensamos em público-alvo, mas agora pense comigo… Você não acha mais interessante falarmos com o perfil do Gabriel Santos ao invés de falar com todo mundo?

Quando nós direcionamos a conversação para uma persona, todas aquelas pessoas que se encaixam nesse perfil, se sentirão como se estivéssemos falando com elas diretamente, o que acaba tornando a comunicação muito mais pessoal.

Além disso, não é regra que você deva criar apenas uma persona. Caso você identifique perfis diferentes, é só você montar a persona para cada um deles. Mas, evite exagerar, pois muitas personas podem fazer que a estratégia perca o foco.

Mas, por que devo criar uma persona?

De modo bem direto… Se você quer enviar uma mensagem certa para as pessoas certas, você precisa criar uma persona!

Sem uma persona, a sua estratégia pode acabar se perdendo. Quer ver um exemplo disso?

Imagine que sua empresa vende pacotes de viagens internacionais. Você tem um público formado por pessoas da classe A e B e que costumam investir bastante em viagens, alimentação e experiências fora do país.

Aí, num belo dia, você faz uma promoção de uma viagem para o Uruguai, prometendo se encantar com as incríveis churrascarias do país.

Você coloca a propaganda no ar e percebe que com o tempo, quase ninguém fecha o pacote… Pesquisando mais a fundo, você percebe que mais de 70% do seu público é vegetariano.

Viu só? Se a persona fosse criada corretamente, erros assim jamais seriam cometidos!

Desse modo, listei alguns motivos que provam como é importante a criação de personas para a sua empresa:

Perguntas que podem te ajudar a definir uma persona

Algumas perguntas são importantíssimas para que você consiga definir uma qual é a persona do seu produto ou serviço. O site Resultados Digitais nos traz algumas questões importantes:

Entrevistas

A melhor forma de acabar com qualquer tipo de “achismo” é fazendo uma pesquisa. Neste caso, de modo qualitativo. Porém, infelizmente, não é todo mundo que tem essa possibilidade de promover uma pesquisa nesse nível, mas se você tiver a possibilidade, os resultados serão incríveis para sua empresa!

Veja como realizar uma entrevista:

Criando a persona!

Depois disso tudo, chegamos a hora de criar a persona!

Com os dados coletados, você precisa começar a perceber um padrão nas informações, a fim de unificá-las para criar um personagem que será o cliente ideal da sua empresa.

Abaixo, vou deixar alguns tópicos que são fundamentais para você elaborar o perfil da persona da sua empresa:

Após criar o perfil da persona, basta você dar um nome a ela. Esse passo é mais para facilitar a vida e humanizar por completo o cliente ideal que, a partir de agora, você irá conversar.

Para facilitar a sua vida!

Se você ainda está se sentindo um pouco inseguro e com dificuldades na hora de criar a persona para sua empresa, existe uma ferramenta na internet que ajudará muito você!

Fantástico Gerador de Personas é um passo-a-passo que vai auxiliar você na criação de persona. Ao final das etapas, a ferramenta disponibilizará para download um PDF com todas as informações da persona documentadas.

Concluindo

Após você criar a sua persona seguindo todos os passos acima, basta você apenas ajustar a comunicação para falar diretamente com ela.

Deste modo, a sua comunicação ficará mais próxima do seu cliente ideal e as vendas tenderão a aumentar cada vez mais!


E aí! Tudo bom?

Me conta nos comentários, você já criou personas antes? Tem alguma dificuldade em criar uma nova para sua empresa?

Ah… E não esquece de compartilhar, viu! ♥

Abraço!

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