Se você ainda não sabe o que é e nem como montar um portfólio, esse artigo foi feito para você!

Portfólio nada mais é do que uma coletânea de trabalhos desenvolvidos por uma empresa ou um profissional. Basicamente, é uma demonstração prática das habilidades do seu criador! Sendo assim, essa ferramenta pode ser usada para atrair clientes, conquistar novas oportunidades de emprego e outras finalidades.

Durante este artigo, iremos falar tudo o que você precisa saber para criar um portfólio incrível e, principalmente, ter sucesso na divulgação do seu trabalho.

Então, vamos lá!

O que é portfólio?

Como eu disse ali em cima, portfólio é uma coletânea de trabalhos, que normalmente são usados para documentar e exemplificar de modo prático as suas habilidades e competências.

Não existe uma regra de quem pode ter portfólio. Ele pode ser usado por empresas, profissionais, estudantes e quaisquer pessoas que gostariam de mostrar as suas habilidades para atrair novos clientes ou conseguir um emprego.

O portfólio é tão importante que ele é uma praticamente uma obrigação, pois ele não só ajuda em sua divulgação, mas ele também valoriza todo o seu trabalho.

Portfólio é o mesmo que currículo?

Não!

Portfólio é uma coleção de trabalhos feitos que demonstra de forma prática quais são as suas habilidades e competências. Já o currículo, é um documento que você utiliza para se apresentar e fazer com que empresas conheçam o seu perfil profissional.

A melhor coisa é ter os dois, pois eles se completam!

Pense comigo: Você é um designer e um cliente está querendo contratar um freelancer para um trabalho. Você precisará enviar um documento se apresentando, falando um pouco sobre você, suas formações, especializações, qualidades e experiências profissionais. Em outras palavras, você vai enviar o seu currículo.

O cliente vai analisar tudo certinho e depois, muito provavelmente, vai querer comprovar aquilo tudo que você informou no currículo. O portfólio vem para comprovar de modo prático tudo aquilo que você disse!

Por isso, você deve sempre ter um portfólio, ele é a ferramenta mais importante para você conseguir atrair e conquistar clientes.

Tipos de portfólio

Impresso

Por mais que a grande maioria das coisas sejam feitas pelo meio digital, o impresso também pode causar um grande impacto no seu potencial cliente.

Um portfólio impresso sempre é muito marcante, pois ter esse documento em mãos e poder ver todo o trabalho que foi executado nos mínimos detalhes, pode até criar uma chance de se fechar um novo negócio imediatamente.

Quer um exemplo claro disso?

Pense nos fotógrafos. Agora, imagine se ao invés deles mostrarem seus trabalhos em um álbum super bem trabalhado, onde você pode ver e sentir a emoção de cada foto ali em suas mãos, eles fossem apresentados em um tablet ou um computador. Seria estranho e não teria o mesmo impacto, né?

Por isso, se você optar por fazer um portfólio impresso, não economize na qualidade do papel e nem impressão. Faça algo que seja profissional de verdade. Até porque você está falando dos seus serviços.

Digital

A grande maioria dos portfólios atuais são digitais, pois eles tem vantagens que realmente valem a pena, como por exemplo:

Essa é a opção que faz mais sentido para qualquer pessoa que trabalhe remotamente, porque vamos combinar… Não faz sentido você imprimir um portfólio e mandar pelo correio até seu cliente e ele ter que esperar vários dias para receber. É melhor enviar digitalmente para ele ver na mesma hora.

A regra básica é que se você tem um trabalho digital, seu portfólio também precisa ser digital. Mas isso não quer dizer que você não possa ter uma amostra impressa para mostrar para clientes que você atender pessoalmente, tudo depende do seu ramo de atuação.

Plataformas online

Behance

Ainda no meio digital, é possível também criar seu portfólio através de alguns sites focados nisso, como é o caso do Behance.

O Behance é uma plataforma preferida dos profissionais criativos. Ela foi criada pela Adobe e tem um interface bem limpa e intuitiva e é totalmente recomendada para divulgar o seu trabalho. Ah, e o melhor: é de graça!

WordPress

Uma outra forma que você pode criar o seu portfólio é fazendo um site através do WordPress. Para quem não sabe, o WordPress é uma sistema gratuito para gerenciar conteúdo e criar sites. Através dele, você pode criar um site inteiro e deixar com a sua cara.

A parte boa é que o programa é de graça, a parte ruim é que você precisará investir em hospedagem e domínio para poder criar o seu site.

No primeiro momento, a plataforma pode parecer muito complexa e impossível de se mexer, mas com o tempo você começa a entender melhor cada função do programa.

O que eu recomendo para você, que queira ter um site para montar o seu porfólio, ou até mesmo criar uma loja virtual, é que você faça um curso especializado no assunto.

Para isso, vou deixar um link da Rocket WP que é um curso muito bom que eu fiz e que eu recomendo muito para todos que me perguntam! É só clicar na imagem abaixo e ver a promoção com desconto! 😉

Como montar um portfólio?

Finalmente chegamos na parte mais importante: como montar um portfólio?

Ao invés de copiar e colar os seus trabalhos, você deve planejar muito bem como fará o seu portfólio.

1- Defina o seu objetivo

Antes de sair colocando seus melhores trabalhos no portfólio, pare tudo o que estiver fazendo e reflita no objetivo do seu portfólio.

Pense nas seguintes perguntas:

Pense bastante nisso, pois dependendo da sua escolha, você pode ter um resultado positivo ou negativo.

Por exemplo: Se você trabalha como redator e tem um foco total em criar textos, não faz muito sentido você colocar no seu portfólio suas habilidades em design.

Portanto, foque no objetivo do seu portfólio, assim, você estará pronto para seguir as próximas etapas.

2- Selecione seus principais trabalhos

O portfólio deve ser um documento rápido que demonstre toda a essência do seu trabalho. Não adianta criar páginas e páginas de tudo o que você fez na vida.

Você precisa escolher os projetos que você mais se orgulha de ter feito! Normalmente, são esses que tem mais o seu estilo.

Lembre-se, um portfólio deve ser sempre objetivo e mostrar todas as suas habilidades e competências de modo simples e eficaz. Então, selecione de 7 a 12 dos seus melhores projetos e monte o seu portfólio.

Como montar um portfólio para quem nunca trabalhou?

Caso você tenha acabado recentemente os estudos ou está iniciando em uma nova área de atuação, é normal pensarmos que não temos nada para incluir no portfólio, mas isso está errado!

Você pode colocar no portfólio:

Fale sobre você!

Executive business woman in an office

Um portfólio é focado nos seus trabalhos, já sabemos disso… Mas essa é uma chance ótima de falar um pouquinho sobre quem está por trás dos projetos.

Diferente do currículo, aqui você trará as informações de modo mais resumido ainda. Você pode criar uma sessão no final, para falar um pouco sobre você, exaltando suas qualificações e competências profissionais.

Esse é o momento de fazer o uso do marketing pessoal e colocar a sua imagem profissional em evidência.

Lembre-se de ser breve nesse momento, pois o foco do portfólio deverá ser os seus projetos ou produtos. E aproveitando esse espaço, coloque uma ação final que possibilite que o leitor entre em contato com você diretamente. Isso te ajudará muito para fechar negócios.

Seja simples!

A função do portfólio é apresentar os seus melhores trabalhos e trazer a sua essência profissional de modo objetivo, certo?

Então, não complique tudo ao utilizar palavras muito complexas ou que tenham significados que sejam variáveis. Foque na simplicidade da comunicação.

Use palavras simples e forme frases que não necessitem de um alto nível de concentração, foque em frases curtas e que expliquem tudo de modo fácil e direto.

Tente sempre facilitar a leitura e a navegação do seu leitor, então nada de usar fontes muito trabalhadas ou pequenas demais, o importante aqui é você passar a informação toda da melhor maneira possível.

Desse modo, seu leitor poderá ler com clareza todas as informações e os seus projetos ficarão em evidência sempre!

Concluindo

portrait of handsome African black young business man working on laptop computer at office desk

Você viu aqui, neste artigo, o que significa e como montar um portfólio que chame a atenção dos seu cliente. Sabe também que é possível fazer ele impresso, digital ou até mesmo postar em uma plataforma online.

Diante de tudo o que conversamos, o mais importante é saber que o portfólio deve ser direto, breve e objetivo.

Desse modo, a pessoa que ver o seu portfólio conseguirá entender a sua verdadeira essência profissional e as suas chances de fechar negócios aumentarão cada vez mais.


E ai! Tudo bom?

Me conta ali nos comentários: Você já sabia como montar um portfólio? Tem alguma coisa a mais que você faz para tornar o portfólio incrível?

Ah… E não esquece de compartilhar, viu! ♥

Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress