Criação de logotipo utilizando grids

Como criar um logotipo? Essa é uma pergunta que assombra milhares de empreendedores e designers iniciantes.

Antes de começar, precisamos entender um pouco mais sobre o conceito dessa pequena palavrinha que carrega um enorme peso para muitas marcas: Logotipo.

Logotipo, ou popularmente conhecido apenas como “logo”, é uma representação visual, que contém símbolos, formas e/ou palavras com o objetivo de identificar uma marca específica.

Podemos considerar a identidade de uma marca como um dos principais elementos que dão base a uma empresa consistente e reconhecida no mercado. A sua criação deve ser feita de modo estratégico desde o início! Portanto, explicaremos ao longo do texto, tudo o que você precisa saber para criar um logo incrível para o seu negócio. Então, vamos lá!

Afinal, o certo é logotipo ou logomarca?

Vou ser direto: O certo é logotipo.

Para entender o porquê dessa ser a opção correta, precisamos analisar a origem da palavra, “Logotypos”.

Em grego, “logos” significa conceito/significado. Enquanto “typos” significa símbolo ou figura. Juntando tudo, temos um símbolo visível que representa um conceito.

Mas, por que “logomarca” é errado?

Ainda analisando a origem… Como já falamos, “logos” é o conceito/significado. Já “marka”, que tem uma origem germânica e também significa conceito/significado. Ou seja, ao juntar as duas palavras, temos: significado do significado. Meio estranho e sem sentido isso, né?

Por isso, “logomarca” é uma palavra praticamente inexistente no vocabulário de publicitários e designers. Entretanto, ainda é bastante utilizada por clientes que confundem com a palavra logotipo e acreditam ser uma forma abrasileirada de se falar. Porém, não existe em nenhum idioma.

Portanto, mesmo sabendo que na prática as duas palavras se referem à mesma coisa, prefira sempre utilizar a palavra logotipo.

Como criar um logotipo?

Logotipos famosos

Para criar um logotipo, criei um passo a passo com 14 etapas do processo criativo, que normalmente é utilizado por qualquer designer freelancer.

1- Faça um briefing

Crie um briefing!

Para quem não está familiarizado com esta palavra, briefing nada mais é do que um breve resumo de um determinado projeto. O briefing deve transmitir tudo o que o cliente espera que o freela crie.

Como estamos falando de logotipo, recomendamos que você crie um resumo inteiro do seu projeto: O que é a empresa? Qual é a persona da empresa? (Fique tranquilo, ainda nesse artigo eu explico pra você o que é persona!) O que a empresa vende? E todas as informações principais do seu negócio.

Após criado o briefing, vamos para a parte de pesquisa!

2- Pesquise o seu mercado

Para se criar um logo incrível você precisa dar uma olhada na sua concorrência. Ver o estilo da marca, as cores, formas e tudo mais que seus concorrentes utilizam.

Logicamente, você não fará uma cópia deles! Mas ao analisar, você poderá ter algumas referências para criar o seu próprio logotipo.

Comece pesquisando os concorrentes regionais da sua marca e vá aumentando para o nível nacional e, se tiver, aumente para mundial. Após isso, abra um pouco o leque e comece a ver outras empresas, sejam famosas ou não, para se inspirar e ter novas ideias para criar.

Dois excelentes sites, gratuitos, que eu recomendo para você buscar referências e se inspirar são: Pinterest e Behance.

Separei outros sites que você pode buscar referências! Quanto mais locais você pesquisar, mais ideias você terá! Veja só a lista:

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″] Não se esqueça: Anote tudo o que você achar interessante e todas semelhanças entre os logos da área de sua empresa. Deixe tudo escrito e até tire print das referências para você saber qual estilo seguir quando começar a criar! [/su_note]

3- Conheça a sua persona ou avatar

Em poucas palavras, devemos sempre ter em mente que as empresas têm públicos diferentes e nenhum deles é igual, mesmo se atuarem em segmentos iguais. Vou te dar um em exemplo claro disso:

Analisando o mercado de celulares, notamos que existem pessoas que preferem celulares Android e também pessoas que preferem celulares com sistema iOS. São dois públicos completamente diferentes que estão presentes no mesmo segmento: Smartphones.

Por isso, você deve criar de forma detalhada a persona de sua marca, que nada mais é do que definir as características de uma pessoa que represente exatamente o comprador ideal do seu produto. Desse modo, você conseguirá produzir o logo que será a melhor opção para o seu público potencial.

4- Pense no conceito do logo

Você deve estar pensando: Mas, como assim conceito do logo?

Bom… O conceito do logo, simplesmente, é aquilo que o logotipo deverá passar através da sua identidade.

É algo muito subjetivo no começo, mas ao ter um conceito fechado sobre da sua marca, você conseguirá expressar através do logo, mesmo de forma sutil, qual é o valor entregue pela empresa.

Ficou meio confuso ainda? Então vamos para alguns exemplos práticos:

Você provavelmente já ouviu falar da Amazon, não é mesmo?
É uma empresa gigantesca que vende milhares e milhares de itens de diferentes segmentos.

Esta imagem abaixo é o logo da empresa:

Resultado de imagem para Amazon logo

Só de olhar pra ele você consegue entender o conceito subjetivo da empresa? Não? Então vou te dar uma dica, preste atenção nessa seta e pense os significados que ela pode trazer.

Note que a seta laranja pode ser associada com um sorriso, o que representa a satisfação de seus clientes. Uma outra coisa a se notar é que a seta liga as letras A e Z, o que significa que a empresa vende, literalmente, um monte de coisa… Basicamente, como se fosse: Aqui você encontra tudo de A a Z.

Pode até parecer um tipo de sorte ou obra do acaso, mas não… Tudo isso foi previamente pensado, elaborando um ótimo conceito para chegar nesse resultado visual.

Portanto, antes de querer criar o logotipo, pense no conceito da empresa!

5- Seja simples

Antes de qualquer coisa, você deve entender que o logotipo da sua empresa deve ser o mais simples possível!

Mas, por que isso?
O logo é a representação gráfica da sua empresa, então ele deve ser criado de tal forma que qualquer pessoa possa associar a sua empresa rapidamente.

Logotipos com várias cores, muito texto, vários símbolos e informações em excesso, são complicados de se entender e podem passar uma ideia errada de desorganização. Quer ver um exemplo disso? Vamos ver um antes e depois do logo da Apple:

Antes, o logo da Apple possuía vários detalhes e tornava muito complexo o entendimento. Após vários anos de aprimoramento, a empresa desenvolveu um conceito forte e atualizou a sua marca para algo mais simples e marcante, que pode ser visto atualmente.

Além do mais tem outro detalhe que devemos nos atentar, logos cheios de informações podem não se adaptar a tamanhos pequenos, como em cartões de visita ou marcas de rodapé. Vamos pegar o mesmo exemplo acima e diminuir bastante o logo para você analisar qual tem a melhor visualização:

E aí, qual dos logos acima você consegue ver com mais detalhes?

Portanto, torne o seu logo o mais simples possível. Isso facilitará a sua vida e a dos seus clientes quando olharem sua marca.

6- Faça um esboço

Após toda a pesquisa realizada e os conceitos desenvolvidos, é a hora de começar a criar o logotipo! E para isso, nós vamos passar a ideia para uma folha de papel.

Fique tranquilo! Não precisa ser um expert em desenhos para realizar um esboço do logo. Rabiscar no papel te ajudará a organizar as ideias e trará maior clareza para você durante o processo criativo.

Quer ver um exemplo disso?

O famoso logo do “I Love New York” teve a sua origem em um papel de rascunho esboçado durante uma viagem de taxi! Veja a história completa aqui.

como criar um logotipo

Então, deixe a sua criatividade fluir no papel! Não tenha medo criar!

A partir deste rascunho, você poderá criar o logo de uma grande empresa de sucesso! Deixe o conceito da empresa, suas inspirações e toda a pesquisa te levar durante esse processo.

7- Tome a decisão certa para o seu negócio

5 táticas nada óbvias para tomar decisões difíceis | Na Prática

Depois de entender as etapas inicias para criar um logo, você precisará tomar a decisão mais importante de todas: definir um responsável para criar a cara da sua marca.

É aqui que você deverá decidir se você contratará um designer especialista ou arriscará criar tudo baseado nos seus conhecimentos.

O que você precisa saber mesmo é que um designer trabalha exclusivamente com criação. Então, ao contratar um profissional dessa área, você ganhará tempo, praticidade e terá a solução perfeita para o seu negócio sem ter nenhum tipo de dor de cabeça para produzir. Esse sem sombra de dúvidas é o caminho mais fácil para criar um logotipo.

Porém, se você quiser arriscar e criar o seu logotipo, você tem que ter em mente que precisará aprender alguns conceitos básicos de design, adquirir assinaturas de programas de criação, aprender a manusear esses softwares e provavelmente perder muito tempo nessa etapa, tendo chance de não conseguir chegar no resultado que o agrade totalmente.

Bom, não tem segredo aqui, você deve colocar na balança quais são as suas prioridades nesse momento e escolher a melhor opção para o seu negócio.

8- Digitalização do logo

Se você decidiu fazer vamos as próximas etapas, mas esteja avisado que a partir de agora entraremos um pouco mais no lado técnico.

Depois dessa longa preparação e estudo, é chegada a hora de transformarmos as ideias em um projeto gráfico no computador, para que ele possa ser utilizado para estampar a cara do seu negócio. Finalmente iremos criar o logotipo de forma digital!

O processo de digitalização também é conhecido como vetorização ou, se preferir, transformar o logo em curvas.

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″]Atenção! Para essa etapa, é necessário que você tenha uma noção de computação gráfica e saiba utilizar alguns softwares gráficos de criação.[/su_note]

Caso você não tenha esse conhecimento ainda, eu te recomendo algumas ferramentas gratuitas e online que podem te ajudar! Porém, elas são bem limitadas, mas podem dar uma bela força na hora de criar o seu logotipo. São elas:

Embora estes sites possam resolver momentaneamente o passo de digitalização, o ideal mesmo é que você crie o logo através de um software profissional. Pois, os vetores desses programas podem ser utilizados em todos os tipos de medidas, sem perder nada da qualidade!

Vamos a lista de softwares profissionais que você pode se aventurar!

Inkscape

como criar um logotipo

Este é um programa gratuito para a manipulação de vetores.

Você pode encontrar infinitos tutoriais ensinando passo a passo como utilizar o software! Você pode baixá-lo clicando aqui.

Illustrator

Este é o programa que eu mais indico para criar logotipo ou qualquer outro tipo de criação vetorial. Ele é o software líder do mercado e também o mais eficiente de todos.

Desenvolvido pela Adobe (líder de mercado em softwares gráficos) o Illustrator apresenta uma integração perfeita com outros programas de edição, como Photoshop, Indesign, Premiere e entre outros.

O único problema desse programa é que ele é pago, mas você pode usá gratuitamente por 30 dias. Para isso, é só fazer o download da sua versão de avaliação clicando aqui.

O Illustrator é um programa complexo que exige muito estudo para dar os primeiros passos. Você pode muito bem aprender a mexer nele gratuitamente através de vídeos do YouTube. Mas, o que eu recomendo mesmo é que você invista em um curso profissional!

Vou deixar aqui embaixo um vídeo sobre um curso incrível e super completo para você aprender a mexer no Illustrator e no Photoshop também! Um belo combo pra facilitar sua vida!!!

Neste curso, você aprenderá tudo sobre os programas de edição e terá toda a base para criar logotipos e projetos gráficos em geral! Dá uma olhada no vídeo abaixo!

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″] E aí, curtiu o curso? Para garantir o seu desconto, clique aqui! [/su_note]

Corel Draw

O Corel é um outro software para criação vetorial. Este já foi por muitos anos o programa referência no mercado para criar logotipo e outros arquivos, mas com o passar do tempo seu uso foi diminuindo cada vez mais.

Atualmente, poucos profissionais utilizam esse programa, portanto, caso escola essa plataforma, é possível que muitos designer não conseguirão abrir os arquivos originais.

Portanto, eu recomendo que você sempre salve os arquivos nas extensões .eps ou .pdf, deste modo, outros profissionais poderão abrir o documento.

Atenção!

Caso você não se dê bem com esses programas, ou não possua nenhum tipo de conhecimento prévio em design, como eu disse lá em cima o caminho mais simples mesmo é contratar um designer. E isso fica muito mais fácil quando você, cliente, conhece como funciona o processo como um todo. Pois, desta maneira, você saberá transmitir ao profissional com muito mais propriedade e exatidão o que é que você precisa.

Com certeza, o resultado do trabalho será ainda mais incrível!

9- Escolha a tipografia certa

Bom, temos uma tela branca em nossa frente e está na hora de começar a reproduzir o logo!

Antes de tudo, precisamos escolher a tipografia correta para o nosso projeto.

Utilizar uma fonte errada no logo pode trazer um significado totalmente equivocado para a sua empresa.

Quer ver um exemplo prático disso acontecendo? Então, observe a frase abaixo escrita em duas fontes diferentes:

No primeiro caso, podemos perceber um sentimento de carinho e cuidado, tudo graças a uma fonte mais cursiva e manuscrita. Já a segunda imagem, por ter uma fonte mais grossa, temos um sentimento de agressividade e psicopatia, algo que, absolutamente, não combina com o conteúdo escrito da frase, concorda?

Com o logotipo funciona da mesma forma! Por exemplo, já imaginou o logo da Coca-cola escrito numa fonte infantil? E se o Mc Donald’s usasse um fonte diferente? Então… Dá uma olhada nesses os exemplos abaixo:

Fala a verdade… Fica bem estranho, não é mesmo?

Mas, aí vem a pergunta: como devemos escolher uma fonte certa para o projeto?

Bom, basicamente podemos separar as fontes em 3 grandes grupos: serifadas, sem serifa e cursiva.

Fontes serifadas (com serifa)

Serifas são eles prolongamentos nas pontas da fonte.

Normalmente, esse tipo de fonte é utilizada para passar uma impressão mais séria e formal.

Bons exemplos de fontes serifadas são:

Fontes sem serifa

As fontes sem serifas não apresentam aquele prolongamento mostrado acima.

Esse tipo de fonte é mais utilizado para mostrar descontração e modernidade.

Alguns exemplos de fontes sem serifa para você usar são:

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″] Nas fontes sem serifa é importante notar na grossura das letras. Se ela for muito fina, poderá dar uma impressão de algo mais luxuoso, enquanto fontes mais grossas podem dar a impressão de serem mais robustas. [/su_note]

Cursivas

Resultado de imagem para fonte cursiva

As fontes cursiva, ou manuscritas, são letras no estilo “desenhado a mão”.

Esses tipos normalmente são utilizados para passar a ideia de carinho, cuidado, afeto e proximidade. Também podem representar trabalhos manuais como artesanato.

Exemplos legais para se trabalhar são:

10- Desenhe o símbolo (caso tenha)

Existem várias maneiras de você vetorizar um símbolo desenhado. Uma das formas é utilizando a ferramenta “pen tool”. Basicamente, ela serve para desenhar o seu logo manualmente, criando pontos e traços retos ou curvos, dependendo da sua necessidade. Você pode encontrar diversos vídeos na internet mostrando como utilizar a ferramenta de modo profissional.

Para fazer esse procedimento com mais precisão, escaneie ou tire uma foto dos desenhos e insira no programa de vetorização antes de iniciar as etapas.

É um processo que pode envolver muitas ações, então a paciência é necessária nesse período. Mas com muita prática, você vai notar uma maior facilidade em desenvolver logotipos perfeitos!

Como falei ali em cima, você tem a opção mais vantajosa que é contratar um designer para reproduzir a sua ideia. Mas, você também pode se aventurar nessa área e começar a aprender gratuitamente a criar o seu próprio logotipo, porém se você decidir isso, o caminho mais rápido para aprender é investir em um curso focado que ensine absolutamente tudo o que você precisa saber.

Fica aqui a minha recomendação: Curso Illustrator.

11- Use grids, guias e alinhamento

Você se lembra da época de escola quando aprendemos a escrever? Existiam os cadernos de caligrafia para podermos aperfeiçoar a nossa escrita para os dias de hoje. Você pode não ter percebido ainda, mas esse foi o primeiro momento que aprendemos a mexer com as guias de alinhamento.

Um outro exemplo disso ocorreu nas suas aulas de geometria, onde era necessário utilizar réguas, esquadros, compassos e principalmente folhas quadriculadas, se lembra?

Assim como foi em nosso aprendizado na escola, no processo criativo de um logotipo, posicionar e alinhar os elementos são importantíssimos.

Todos os elementos de um logo devem se completar de uma forma agradável e harmônica! E para chegar nesse resultado, você precisa utilizar os alinhamentos.

Veja alguns exemplos abaixo:

como criar um logotipo

Neste exemplo, foi utilizada uma grid simples onde foram trabalhadas duas distâncias diferentes (tamanho da fonte e espaçamento).

como criar um logotipo

Um exemplo conhecido é o Twitter. Aqui foram usada guias circulares junto com a proporção áurea (falaremos disso em um post no futuro)

como criar um logotipo

Agora um outro exemplo conhecido: o Mc Donald’s!
Note que existem parâmetros principais (X, Y e Z) e como eles se repetem na criação do símbolo da empresa.

Existem milhares de logos famosos que foram criados sem nenhum tipo de parâmetro de alinhamento, no entando, todos eles tem um conceito que é o principal ponto da sua marca.

12- Defina as cores certas

Ao finalizar o desenho do seu logo, é hora de aplicar as cores que darão o toque final em sua marca!

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″]ATENÇÃO: Antes de tudo, o seu logo deve ser pensado em uma versão monocromática (preto e branco), pois muitas aplicações ele pode não ficar visível nas cores originais, portanto a melhor saída é utilizá-lo na versão negativa.[/su_note]

Para essa etapa, é preciso que você conheça um pouco mais sobre a teoria das cores e saber principalmente qual é o impacto que cada cor pode trazer ao seu negócio.

Você pode conferir uma matéria super legal no site da Rock Content!

13- Teste em diferentes aplicações

Analise como o seu logo se sairá nas seguintes aplicações:

Veja alguns exemplos práticos disso:

como criar um logotipo
O logo do Linkedin pode ser aplicado nesses tipos de fundo.
como criar um logotipo
O logo da NBC pode ser aplicado tanto na horizontal quanto na vertical.

14- Peça um feedback

Tendo criado suas opções de logo, é importante você saber a opinião do seu público alvo.

Chame algumas pessoas que se encaixem no perfil da sua persona e mostre seu logotipo solicitando que elas digam tudo o que acharam sobre ele. Quais foram as primeiras impressões, o que gostaram, o que não gostaram, anote todas as opiniões.

Esse é talvez o passo mais importante de todos!

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″]LEMBRE-SE: O logo deve agradar o seu público e não somente você. Tenha sempre isso claro em sua mente, a empresa deve cair no gosto dos seus clientes e não deve ser criado apenas para satisfazer o seu gosto pessoal.[/su_note]

15- Crie um manual de marca!

Para evitar que seu logo seja utilizado de forma incorreta, que possua todas as informações sobre cores, tamanhos, grids e alinhamento, recomendo que você crie um manual básico contendo todas essas informações. Você verá como isso facilitara sua vida no futuro!

Concluindo!

Você notou que criar um logotipo é uma tarefa muito mais complexa do que parece, não é mesmo?

Neste guia, eu trouxe um panorama geral sobre o assunto, focando mais na galera que tem pouco ou nenhum conhecimento sobre design e estão precisando de um logotipo. Porém, quem conhece e já domina o assunto também sabe que isso tudo falado aqui é apenas uma introdução para um conteúdo extramente denso que precisa de muito estudo e foco.

Deixo claro aqui também, que a criação de um logotipo é um trabalho extremamente complexo e que até mesmo os designers mais experientes enfrentam dificuldades no desenvolvimento. Portanto, pessoas que estão aprendendo ou tem interesse em desenvolver sua própria marca também passarão por esses desafios. Não basta você apenas ler um artigo de como criar um logotipo e achar que será tudo simples… É preciso muito estudo e dedicação.

Eu recomendo sempre que você contrate um designer ou que você se especialize para criar qualquer coisa relacionada ao design, utilizando conceitos e regras de criação.

E vou te trazer uma outra grande realidade:

Nem todo mundo vai gostar do seu logo! Porque nem todo mundo é seu público. Se concentre apenas no seu negócio, aceite as críticas, analise e veja se faz algum sentido, resolva se for o caso e seja feliz! 😀

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″]O importante mesmo é que o logo representa a sua marca e ele deverá passar a essência da sua empresa![/su_note]


E ai! Tudo bom?

Me conta aí… Você já trabalha como freelancer? Você tem empresa e já sabe como criar um logo?

Ah… E não esquece de compartilhar viu!

Abraço!

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