Você tem um produto legal nas suas mãos, já tentou fazer de tudo e mesmo assim você fica se perguntando: por que eu não consigo vender nada?

Bom… Isso é uma pergunta clássica de vários freelancers que estão começando e até mesmo pelos mais experientes também.

Os fatores podem ser muitos que podem estar impedindo que você venda algo, por isso, nesse artigo, eu mostrarei vários motivos e te direi como resolver tudo isso da melhor forma possível!

Então, vamos lá!


O que são vendas?

Parece uma pergunta fácil e muito óbvia de responder, não é mesmo? Mas tente resumir em poucas palavras o que significa essa palavrinha que move todos os tipos de empresas do mundo.

Bom… Se você demorou um pouco para conseguir formular a sua resposta, fique tranquilo. Por mais simples do que pareça, o ato de vender é algo muito mais complexo de definir. Mas, vamos lá!

Resumidamente, vendas significam: oferecer um item de valor em troca de algo.

E olha, isso aí se aplica a tudo quando nos referimos a vender, por exemplo: quando você precisa convencer alguém de uma ideia, é comum dizermos que precisa “vender a ideia”. 

Portanto, quando pensar no que significa a palavra vendas, lembre-se de dois fatores: uma oferta de valor para uma recompensa pela oferta.


A história das vendas no marketing

Bom… Para entendermos o porquê das vendas não se concretizarem, nós precisamos dar uma rápida passada na história do marketing.

Marketing 1.0

Há muito tempo atrás, as empresas seguiam um procedimento que focava no produto e na produção. Primeiro se criava algo e depois se preocupavam em vender o que foi criado, tudo através de propagandas em mídias massificadas, ou seja, meios de comunicação que todo mundo usava.

Quer ver um exemplo disso?
Então, dá uma olhada nesse antigo comercial do fusca que dá um foco total nas características do veículo:

É até engraçado ver uma propaganda dessa hoje em dia… Antes o importante era apenas vender o produto falando o que ele tinha e só.

Mas acredite, isso era o que funcionava antigamente e muitas pessoas ainda acreditam que isso também funciona hoje em dia. Se você também acredita que esse é o método mais eficaz de vendas, está na hora de mudar essa percepção, pois isso pode ser o principal motivo de você não conseguir vender.

Marketing 2.0

O tempo foi passando e conforme as vendas iam reduzindo e a concorrência aumentando, foi necessário atualizar essa antiga visão.

Não fazia mais sentido focar nos produtos, já que as pessoas não compravam mais. Era preciso entender o que o consumidor buscava e começar a entender qual era o padrão deste público.

Assim, começaram a ser criadas os primeiros públicos-alvos e cada empresa começou a focar em um segmento para atender o que o público que buscava em termos de produtos e serviços.

Um excelente exemplo disso são os comerciais da Bombril. A marca escolheu um personagem e uma linguagem pensando no perfil das donas de casa que utilizavam o produto. O foco deixou de ser apenas o produto, mas tornou-se na identificação da marca com o público-alvo. Veja só:

Viu só? A marca expôs o seu produto mas começou a utilizar uma comunicação mais direta com o seu público alvo e isso foi o que mudou completamente a visão de marketing e vendas dos tempos mais antigos.

Se você já faz isso de falar diretamente com seu público, é um ponto positivo! Mas, só isso ainda não é o suficiente! Me acompanhe na próxima etapa.

Marketing 3.0

Bom, se agora o foco principal está nos clientes, o que mais está faltando?

Pode parecer que realmente não tem mais nada a acrescentar, mas pense comigo… As pessoas são diferentes, mesmo que você classifique um determinado público-alvo, ainda sim teriam diferenças entre eles, não é mesmo?

Isso acontece porque cada ser humano é único e precisam ser tratados como tal.
Quer um exemplo? Me diga quem não gosta de de receber um elogio personalizado, ou receber uma declaração de amor, ou qualquer ação que te faça sentir como a pessoa mais especial do mundo?

É exatamente isso que aconteceu no marketing 3.0! Houve a necessidade de transformar marcas em empresas que pregam valores humanos. Além do foco ser totalmente no público, agora temos que focar na valorização humana, entender o público geral e focar nas necessidades de cada indivíduo.

Mas você deve estar pensando: isso é impossível!

Vou te dar dois exemplos:
O primeiro é sobre uma ação da Coca-Cola onde você realizava a troca das tampinhas e ganhava uma garrafinha totalmente personalizada com o seu nome! Se lembra disso?

Garrafinhas da Coca-Cola

E um outro exemplo incrível é uma campanha da cerveja Skol, que defende a beleza nas diferenças físicas entre as pessoas, ressaltando a importância de se estar bem consigo mesmo! Dá uma olhada como é legal essa campanha:

Esse é um passo que muitas empresas não seguem e é um dos grandes motivos para não conseguirem vender. Por isso, você precisa começar a pensar mais na valorização do ser humano e começar a ver cada um dos integrantes do seu público e atender sua necessidades.

Porém, isso não é tudo! Vamos para a última etapa da história do marketing.

Marketing 4.0

Finalmente chegamos na última etapa (até o momento) da história no marketing, que nada mais é do que fazer a tecnologia assumir um papel central nas transformações, além de tudo aquilo que vimos, como entender o cliente e focar na valorização do ser humanos.

Ah, Rapha… Mas isso aí é só publicar as ofertas que meus clientes buscam na internet na internet, de uma maneira mais humana e personalizada e já era…
Bom, não é bem assim que funciona… Com essa nova visão de marketing, a tecnologia tem um papel muito maior do que qualquer coisa que já tivemos em toda a nossa história.

Você precisa mais do que nunca começar a pensar de forma grandiosa. As marcas precisarão deixar de ser conhecidas como empresas e devem agora assumir o papel humano durante a sua comunicação.

Pense comigo, o que é melhor:
1- Uma empresa chegar para você com uma promoção legal de um produto que você tanto quer.

Ou

2- Uma empresa conversar contigo durante seu período de busca, trazendo várias informações úteis, desenvolvendo um relacionamento de amizade e depois de tudo, te trazer um oferta imperdível que vai resolver a sua vida.

O que você acha?

Bom, se você respondeu a opção 2, você já entendeu o principal!

No marketing 4.0, a empresa deve assumir um personalidade e começar a criar relações de cliente-empresa mais fortes, onde a marca possa evidenciar os seus valores e seu propósito.

Para isso, a criação de uma persona é importantíssimo! Desse modo, você poderá conversar com os consumidores de igual para igual. Da mesma forma que ocorre nos relacionamentos pessoais, você deve ouvir o outro, entender as suas necessidades e tenar auxiliá-lo. Isso ajuda a construir uma relação de confiança, tão essencial no Marketing 4.0.

Portanto, além de ter um foco nos desejos dos seus clientes e valorizar cada um como ser humano, agora é preciso intensificar essas relações criadas personificando a sua marca para agir como se fosse um grande amigo pessoal do seu cliente. Deste modo, as vendas serão muito mais naturais de ocorrerem.


Mas, por que eu não consigo vender nada?

Como eu disse ali na história do marketing, você não deve criar um produto e sair divulgando para todo mundo de forma aleatória, pois isso não dará resultado. Além do mais, não valorizar o seu público e criar uma relação com eles, também tornarão as suas vendas quase impossíveis de serem concretizadas.

Porém, isso não é tudo, existem mais alguns erros que podem estar complicado a sua vida:

Você está vendendo produtos e não soluções

Isso é, basicamente, o que o marketing 1.0 faz, pegar um produto e empurrar pro público esperando que eles comprem.

Você precisa entender qual é o real problema do seu público e vender a solução para os problemas deles, demonstrando a sua preocupação em ajudar e não apenas visando o lucro.

Encare as reclamações e objeções

Muitos clientes não vão comprar de primeira, na verdade, quase ninguém comprará logo de início. E muitos desses irão fazer uma reclamação. Contudo, isso não é uma venda perdida, pelo contrário, aí você tem a oportunidade de iniciar uma venda.

Se alguém falar algo, tente entender os seus motivos e ajude a resolver o problema trazendo a solução do seu produto e serviço. Mostre como o que você está oferecendo irá resolver tudo! Assim como em várias situações, aqui também é preciso ter um jogo de cintura.

[su_note note_color=”#fbf8e2″ radius=”8″]LEMBRE-SE: Você nunca, em hipótese alguma, deverá discutir com o seu cliente. Isso só irá irritá-lo e fará você perder a razão como profissional.[/su_note]

Analise a sua concorrência

Veja o que seu concorrente está oferecendo e compare com a sua oferta. Analise quais são as diferenças e verifique o que pode estar tornando a oferta rival mais atraente do que a sua.

Um preço mais agradável, uma promoção extras que ofereça um bônus… Portanto, verifique todas as hipóteses e compare com a realidade da sua empresa.

O seu foco está somente no curto prazo

Eu entendo que as necessidades de conseguir dinheiro o mais rápido possível está presente em qualquer lugar, mas as vezes só o tempo conseguirá fazer você ter resultado.

Assim como vimos no marketing 4.0, você precisa criar relações e vínculos mais fortes com seus clientes e assim como ocorre em nossa vida pessoal, construir laços de confiança podem levar um bom tempo.

Então, leve tudo no seu tempo certo!


Concluindo

Como vimos aqui nesse artigo, vender é algo mais difícil do que se parece… Mas não é algo impossível de se fazer!

Assim como a visão do marketing teve que ser atualizada para poder atender a nova realidade, você também precisa se adequar ao contexto geral para conseguir realizar suas vendas.

Não basta mais você apenas jogar um produto em diferentes canais e esperar que eles se vendam… É preciso muito mais do que isso hoje em dia. Tem que se relacionar com clientes, entender o que eles querem, valorizá-los e muito mais.

Mas, com muito estudo você verá que é possível vender qualquer coisa!

Agora, vou contar um segredo para você

Assim como muitas pessoas, eu não sabia vender e nem fazer nada do tipo, mesmo tendo feito uma faculdade de comunicação, então eu decidi me especializar no assunto! Então, após muita procura, eu encontrei um curso que me ajudou muito a entender sobre o processo de vendas, sejam aquelas mais rápidas ou aquelas que demoram um tempo a mais para ocorrer, como me relacionar com clientes e tudo mais! E eu garanto que isso poderá resolver a sua vida também!

Além de tudo isso, eu aprendi a montar o meu próprio negócio online, no qual eu consigo tirar a minha própria renda!

Então, se você também estiver afim de se especializar e dar um basta na vida de empregado e começar a trabalhar somente para você ganhando um salário digno, eu recomendo muito que você clique aqui e veja sobre essa proposta!


E aí, tudo bom? Conta pra gente… Você já trabalha vendas? Se sim, qual é o produto ou serviço que você vender? Mas, Se não trabalha, o que você gostaria de vender?

Ah… E não esquece de compartilhar viu! ♥

Abraço!

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