Este artigo é direcionado para todos aqueles que gostariam de ter uma carreira como freelancer!

Antes de qualquer coisa, se você não sabe o que é um freelancer, então recomendo que você confira esta outra matéria antes, é só clicar aqui!

é fundamental que o freelancer seja organizado! A partir do momento que você se torna um autônomo, você é o responsável por absolutamente tudo que seja relacionado com a sua vida profissional, sejam tarefas prazos, comunicação com clientes, criação de preço, recebimento de pagamento e contas a pagar. Ou seja, o freelancer é responsável por tudo!

Portanto, se você não costuma manter tudo organizado, tudo pode se complicar e as chances de se perder nas tarefas e prejudicar sua imagem no mercado são imensas!

Outra ponto importante para se tornar um freela de sucesso é ter disciplina e comprometimento! O freelancer precisa ter em mente os prazos e garantir que tudo será entregue conforme o combinado. Além do mais com esses dois pontos em dia, você consegue evitar distrações diárias que podem acabar com sua produtividade.

No geral, para se tornar um freelancer você deve seguir alguns passos:

O mais importante para o freelancer é ele se sentir a vontade em trabalhar na sua área de atuação. Gostar daquilo que se faz sempre impacta positivamente em seu serviços. Então, se você está buscando um freelancer ou quer ser um, lembre-se que esse profissional não deve fazer algo só porque acredita que dará dinheiro. Escolha uma área que te de vontade de trabalhar, porque assim, você nunca terá que “trabalhar” e viverá amando fazer que faz!


É preciso ter diploma para ser um freela?

Bom… A resposta para essa pergunta não é “sim” e nem “não”… É “depende”!

Em algumas áreas que prestam consultoria, como marketing, engenharia, arquitetura e contabilidade, é necessário sim ter um diploma para que você possa atuar, pois esse mercado pede por profissionais especializados nos assuntos. Logo, no mínimo, uma graduação é necessária.

Entretanto, em áreas que envolvam mais a criação e habilidades manuais, como fotografia, design gráfico, edição, fotografia, redação e prestação de serviços em geral, o talento pode suprir a necessidade de um diploma.

Nesses casos, o que mais importa mesmo é a sua habilidade e a maneira como você pode trazer os resultados aos seus clientes. Então, se você não possui um diploma, continue se esforçando e trabalhando intensamente para ter provas que seus serviços serão a solução para os problemas dos seus clientes.

Atenção: Não precisar de diploma para trabalhar, NÃO SIGNIFICA que você não precisa estudar!!! Portanto, um freelancer deve sempre se especializar e aprender constantemente para oferecer o melhor serviço, do contrário, a sua concorrência roubará seus clientes.


Por que me tornar um freelancer pode ser a melhor profissão da minha vida?

Você provavelmente já pensou como não aguenta mais ter chefe ou como seria bom tomar as decisões sem ter alguém pra te criticar ou te dizer o que fazer, não é mesmo?

Ao ser freelancer isso muda completamente! Tudo isso porque você é o seu próprio chefe. Você toma as decisões e faz os seus próprios resultados!

Porém, isso não significa que você nunca mais vai ter que ouvir alguém falar o que fazer… Pelo contrário, é o que você mais vai ouvir… Só que isso virá dos seus clientes. Os responsáveis por contratarem os seus serviços. E vamos combinar… É muito melhor ter que ouvir um cliente do que um chefe que diz a todo momento o que você tem que fazer, não é mesmo?

Além do mais, existem várias outras vantagens de ser um freela:

Mas calma aí, nem tudo é perfeito nessa vida!

Ser um autônomo também tem as suas desvantagens…

falta de estabilidade é a pior delas. Se a demanda de serviços for alta, provavelmente seus ganhos também serão, porém, assim como toda empresa, alguns meses terão menos procura e isso tornará a sua situação financeira instável.

Os benefício trabalhistas passarão longe da sua realidade. Ao se tornar um autônomo, não formalizado, você não tem direito à 13º salário, vale refeição, vale transporte, folgas remuneradas e FGTS. Portanto, todos os ganhos virão exclusivamente a partir dos seus esforços.

Outra desvantagem é o preconceito. Por não ter registro em carteira, muitas vezes você não é levado a sério por familiares e amigos. Você precisará superar isso e focar no seu negócio, deixando a opinião dos outros de lado.

Uma coisa terrível que pode ocorrer é a inadimplência de clientes! Por ser um trabalho informal, clientes também podem não levar a sério o seu trabalho e demorar para pagar. Portanto, sempre realize serviços mediante a contratos de trabalho!

Além do mais, assim como em qualquer segmento profissional, a concorrência vem aumentando cada dia mais, como mostra a pesquisa da Rock Content.


Concluindo…

Ser um freela é uma das melhores profissões que você pode ter, caso você goste de ter essa independência e tenha esse espírito de empreendedor.

Atualmente, o número de freelancers vem crescendo cada vez mais, o que torna o mercado muito mais competitivo. Mas, se você tendo a disciplina, comprometimento, organização e o foco adequado, você terá como resultado tudo para ter uma carreira solo brilhante!

Quando você se torna um freelancer, você tem a total autonomia de fazer absolutamente tudo do seu jeito! Buscar clientes utilizando várias estratégias que julgar mais eficazes, formar preços a partir da sua realidade e evitar alguns erros que acontecem em empresas e você é obrigado a fazer, mesmo sabendo, por causa dos seus chefes… Mas isso é um assunto para uma outra conversa!


E aí, tudo bom?

Você já trabalha como freelancer? Se não, já sabe qual área gostaria de seguir? Conta pra gente nos comentários!

Ah… E não esquece de compartilhar viu! ♥

Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress